
Nascido no interior do Ceará, na cidade de Iguatu, filho mais velho de Seu Heleno e Dona Neuba, artistas populares da música, do circo e do teatro, Ruy teve uma boa parte da sua infância vivida no meio circense.
A veia poética herdou do pai, também músico e poeta popular cordelista, além de ser Seu Heleno um dos grandes artistas populares da sua terra. Então, Ruy, desde cedo iniciou seus trabalhos como músico, poeta e cordelista, quando jovem participou de grupos de teatro, no qual foi autor de algumas peças. Quando participava em grupos de jovens desenvolveu muito seu lado crítico questionador.
Por aí muito aconteceu em sua vida artística, sempre produzindo cordéis e poesias, até chegar ao ano de 2000, quando ele estava morando na cidade de Surubim no Pernambuco, ao completar 40 anos lançou o livro "40 anos de Pensamentos e Reflexões ou A Poesia Nossa de Cada Dia" no qual deixou registrado poemas, prosas e cordeis.
Ruy, morando atualmente em Maceió-AL, já escreveu muitos cordéis inspirados na terra Alagoana e tem muitos projetos, um deles é a divulgação de seu trabalho poético através deste blog e de outros meios. Portanto, aproveitem e divulguem, pois essa é a nossa cultura Nordestina.
5 comentários:
Da bahia p/ meu amigo artista:
"toda cor é negra, toda roupa é branca"
Salv Pe. Ciço e Sr. Bonfim!
e se fosse ruy do ciará?
De sua mana Reja:
Já tava na hora do Brasil e do mundo conhecer o artista que você é. O seu dom é especial e você é o maior poeta popular já nascido nas bandas do Iguatu (Ce).
Obrigado meu dois leitores!
Direto das Brasília(sem esquecer as raízes da terrinha).PARABENIZO ao amigo e irmão pelA preocupação de suas musas em valorizar o teu trabalho, muito interessante, VALEU!
E pra relembrar essa foi em 1999.
O PIÃO QUE EU RODEI
RODA HOJE EM MINHA MENTE
POIS PASSADO E PRESENTE
NO FUTURO COMPILEI
TUDO QUE TENHO SONHEI
É UMA UTOPIA VERDADEIRA
A MINHA VIDA INTEIRA
O TEMPO É ENTRELAÇADO
O QUE BUSCO TÁ MARCADO
O RESTO ACHO BESTEIRA
06.11.99 Ruy Rodrigues
Um forte abraço,
Chico Benvas
Postar um comentário